quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Greve de actividades no Linhó (4ºdia)

A greve às actividades na prisão do Linhó mantêm-se, o que é prova da razão que os presos entendem ter colectivamente contra o tratamento a que estão a ser sujeitos faz muito tempo.

A ACED insiste na reclamação da contenção de qualquer acção violenta provocada pelos serviços de ordem para ajudar a incapacidade manifesta da direcção da cadeia e da Direcção Geral dos Serviços Prisionais. A ACED entende que o público merece e precisa de uma explicação sobre o que as autoridades entendem do que se está a passar. Gostaríamos que essa explicação pudesse ser acompanhada não de acusações triviais, como a dos chefes de cabecilhas de intentonas, mas de um diagnóstico sereno e objectivo do estado da reforma prisional.

Almoço magro em dia de greve


Chegou a informação sobre o facto de ao almoço de hoje ter sido servido um “magro” carapau por cabeça, quando o habitual é serem dois. Provavelmente a ciência dos nutricionistas da DGSP, por hoje, entendeu ser suficiente meia dose do que era habitual. Ou será já consequência antecipada da crise orçamental?

Ironias à parte, esta magreza da dieta, num dia de greve, pode bem ser interpretada de outra forma menos simpática. Ele há muitas maneiras de provocar confusão, naturalmente. Estamos certos que não há nenhuma intenção desse género vinda do nutricionista responsável pela dieta. Mas objectivamente a coincidência de factos – a greve, a vontade de acabar com a greve através da “ajuda” do GISP, o corte na dieta – ajuda soluções menos desejáveis e equilibradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário