segunda-feira, 4 de julho de 2011

Negligência no tratamento de preso infectado com HIV e HVC

Recebemos e transcrevemos o pedido de ajuda de Hélio Filipe Leal Dias, preso no Linhó:

“Fui preso no dia 15-7-1997, tinha 17 anos. O caminho que escolhi não foi o mais correcto e cometi alguns furtos simples. Fui condenado a uma pena de 16 anos. Beneficiei de uma precária e estive evadido por 3 meses. Cometi um roubo e actos de coacção contra autoridades. Fui condenado a mais 7 anos. Não fizerem cúmulo jurídico. Já cumpri 14 anos. Desde 2005 que não sou ouvido por um juiz. Nem quando fiz 2/3 da primeira pena.

A nível psicológico e físico estou cansado. Apanhei HIV e HVC dentro da cadeia. Não estou a ser bem tratado pelo corpo da guarda nem pelos serviços clínicos. Falta medicação e utensílios de enfermagem. A direcção não responde aos meus apelos. Sinto-me ao abandono.

Há sem dúvida má gestão e coordenação dentro deste EP. Peço ajuda para que estas e outras coisas não passem impunes. Alguém tem que ser responsabilizado. Tenho direitos mas os mesmos não estão a ser cumpridos. Com a mais elevada estima e toda a consideração, de V. Exa. muito atenciosamente”

Sem comentários:

Enviar um comentário