quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Visita batida e atirada pela escada abaixo na Carregueira

Amilton César Gonçalves Montron está de castigo na admissão. Foi esta a mensagem recebida por Mónica Ramos Gomes, sua companheira.

No último domingo, Mónica foi à cadeia da Carregueira, com o filho, para visitar o companheiro. Foi revistada à entrada. E entrou. Dirigia-se à casa de banho com a criança quando foi abordada por uma guarda: queria revistá-la. Queixou-se por já ter sido revistada. A guarda “explicou-lhe” aos gritos que quem mandava ali era ela e que revistava quantas vezes quisesse quem quisesse. Hesitante Mónica acedeu à segunda revista. Mas arrependeu-se quando a guarda começa a despir o seu filho. Não aceitou fazer o filho passar por isso. Então que não poderia haver visita, contrapôs a guarda. Que assim fosse, respondeu a visita.

Na volta para a entrada, talvez para vincar as ameaças de jamais voltar a passar as portas da cadeia sem ser maçada por variadas revistas ou até ser impedida de entrar, a guarda decidiu atirar-se aos cabelos de Mónica, puxando-os e empurrando-a por uma escada para onde se dirigiam, provocando a queda da mulher e da criança, ambas feridas em gravidade por contusões na cabeça e nas costas. Isto passou-se na presença de um outro guarda, masculino, que “aproveitou” para apertar o pescoço a Mónica. Na portaria, onde foi buscar os seus haveres ali depositados, Mónica e a criança foram insultados pela histeria da guarda, sob o testemunho ocular de duas guardas e um outro guarda.

Atarantada Mónica abandona a prisão. E alguém lhe falou da existência da ACED. Recomendámos a denúncia da situação. Mónica disse que saberia recordar-se na cara da guarda agressora mas não da cara do guarda agressor. De nenhum sabe o nome. Teme que o seu companheiro esteja a ser castigado por este incidente de que foi vítima (não sabe por que está castigado). E está disposta a colaborar no esclarecimento do caso junto de autoridades idóneas que se interessem por fazê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário